terça-feira, 4 de maio de 2010

Conferências_Fotografia_Fbaul

LUÍS PAVÃO____CONFERÊNCIA
Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa
5 de Maio de 2010____18h30

São apresentados alguns projectos realizados pelo autor, na área da conservação de fotografia e digitalização de colecções de fotografia desde 1990 até hoje. São referidos trabalhos de digitalização de grandes colecções de fotografia, restauro de provas e negativos deteriorados, manutenção de depósitos e instalação no frio de colecções de fotografia frágeis ou em mau estado de conservação.

Através deles o autor expõe os seus pontos de vista e concepção sobre o que é a conservação de fotografia, metodologias preferenciais que utiliza, limites físicos e éticos da intervenção, tanto ao nível físico como ao nível do restauro digital.

São referidos os tipos de fotografia habitualmente encontrados nos arquivos e museus de fotografia, principais problemas de conservação que despertam e estratégias desenvolvidas para a sua preservação. São apresentados exemplos de intervenções realizadas em provas e negativos deteriorados.

A conferência será ilustrada com imagens dos processos de intervenção e de descrição de procedimentos, materiais e equipamentos utilizados nas intervenções.



JOSÉ BRAGANÇA DE MIRANDA___CONFERÊNCIA
Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa
6 de Maio de 2010____18h30

Título: «A fotografia e crise da modernidade»

Resumo: «Sabe-se como a fotografia alterou radicalmente as artes plásticas que lançou numa crise irremediável. Tem sido menos analisada a sua relação com a experiência moderna, apesar das importantes análises que lhe dedicou Walter Benjamin. Partindo-se de uma reavaliação da interpretação benjaminiana, centrada na demasiada evidência da crise da aura, analisaremos a fotografia como sintoma da crise moderna, a qual será cartografada a partir do problema do aspecto do real, do aumento da portabilidade e da multiplicação dos frames/molduras. Espera-se através desta leitura uma reavaliação das potencialidades da prática fotográfica na contemporaneidade.»
Blog informativo do departamento de Fotografia da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa
____________________________