segunda-feira, 5 de março de 2012

A Magia da Polaroid (1948-2010) Coleção Raul Cunca
A
Casa da Cerca inaugura o seu programa de exposições de 2012 com esta exposição
que explora o percurso marcado pelas mais emblemáticas máquinas fotográficas,
mostrando também os acessórios, objetos e documentos a elas associados.Nesta
exposição podem ser vistos os variados modelos de época, desde os anos 1948 a
2010.Esta mostra permite uma abordagem quer ao desenho dos aparelhos
fotográficos (design de equipamento), quer ao uso da fotografia como instrumento
do desenho. A exposição fica patente até 29 de Abril de
2012.
A
exposição é constituída por uma surpreendente coleção de sessenta modelos de
máquinas fotográficas instantâneas Polaroid representativas do período de
produção da empresa balizado pelos anos de 1948 (ano da produção da primeira
máquina instantânea) e de 2010 (ano da comercialização da primeira máquina
instantânea digital).Os exemplares que constituem a exposição celebram a
memória da popularização da fotografia instantânea e do inventor Edwin Herbert
Land, fundador da Polaroid Corporation, sendo um exemplo do espírito
empreendedor norte-americano que conseguia tornar as invenções em produtos de
acesso fácil, chegando aos utilizadores através da sua produção massificada.
A constituição da empresa é também contemporânea do nascimento do design
industrial nos EUA, sendo possível reconstruir este momento através de um
percurso pelas máquinas fotográficas e documentos da época apresentados na
exposição. Os primeiros exemplares expostos foram concebidos pelos mais notáveis
pioneiros do design industrial norte-americano, nomeadamente Walter Dorwin
Teague, Henry Dreyfuss e Albrecht Goertz, bem como os últimos modelos são também
representativos do design de produto contemporâneo deste país, com projetos
liderados pelo inovador gabinete IDEO.A exposição é ainda apresentada
através de um livro que ilustra a coleção e a documenta, contextualizando as
máquinas fotográficas instantâneas, quer enquanto objetos técnicos inscritos na
cultura material, quer pela sua importância como objetos paradigmáticos da
história do design.A exposição A Magia da Polaroid - Coleção Raul Cunca
representa assim o percurso do design industrial norte-americano entre a década
de quarenta do século XX e o decénio de dez do século XXI e marca também os 75
anos da fundação da empresa Polaroid Corporation.NOTA BIOGRÁFICA
DO COMISSÁRIO CIENTÍFICO E COLECIONADORRaul
CuncaNasceu em Lisboa, no ano 1963. Doutor em design de equipamento
pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Mestre em design
industrial pela Domus Academy de Milão e Licenciado em design de equipamento
pela Escola de Belas-Artes de Lisboa. É desde 1994 Professor na Faculdade de
Belas-Artes da Universidade de Lisboa, exercendo, a partir de 2008, a
coordenação da Área de Design de Equipamento. É também Professor da Escola de
Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Professor visitante
do Master em design industrial da Prima Facoltà di Architettura da Sapienza
Università di Roma. Como designer foi premiado em vários concursos
destacando-se o de "Mobiliário Urbano para a Cidade de Aveiro" e desenvolve a
sua atividade em diferentes áreas (Equipamento, Produto, Museografia e
Equipamento Urbano). Desde 1986 participa regularmente em exposições em
Portugal, Espanha, Itália, França, Alemanha, EUA e Japão.Os seus projetos
têm sido publicados em revistas nacionais e estrangeiras, tais como: Revista
Expresso; Pública; Design Report; Domus; Intramuros; Interni; Design Diffusion
News. É também da sua autoria o livro Territórios Híbridos, UL-FBA, publicado em
2006.
FICHA TÉCNICA DA EXPOSIÇÃOPromotor Instituto
Politécnico de Castelo Branco - Organização e
RealizaçãoCasa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea/
CMA
Comissário Científico
Raul CuncaCoordenação geral Miguel
EstimaDesignRaul Cunca e Miguel Estima
Apoio Técnico e de MontagemTiago Silva (IPCB-ESART,
Victor Borges e Divisão de Manutenção e Logística da CMAApoio ao
Blog informativo do departamento de Fotografia da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa
____________________________